quinta-feira, 24 de junho de 2010

Frutas ricas em vitamina C


Saiba quais são as que mais deve ingerir


Romã, marmelo, dióspiro e fruta-do-conde. Sabores distintos, uma característica comum, a vitamina C.

Embora não façam parte da dieta típica portuguesa, estes quatro frutos são alternativas excelentes para quem quer beneficiar de todas as mais-valias da vitamina C, sem repetir os mesmos sabores.

Descubra como as pode incluir na sua dieta habitual para proteger (ainda mais) naturalmente a sua saúde.

ROMÃ (50 kcal)
Costuma comer-se fresca. Corte-a em quatro partes e, com uma colher, retire as sementes vermelhas e gelatinosas de sabor refrescante e agridoce.

Como comprar
As mais frescas têm a pele lisa e brilhante.

Na cozinha
O seu sumo utiliza-se em cocktails. A romã pode ser usada em saladas, molhos, pratos de legumes, de carne e de peixe como, por exemplo, nas almôndegas de carne, no frango guisado e na salada de escarola e alho. Experimente ainda juntá-la ao gelado de baunilha ou ao batido de leite.

O que contém
Potássio, vitaminas C e B2 e fósforo. Tem propriedades adstrigentes (anti-inflamatórias) e o seu sumo, combate a febre e a tosse.


MARMELO (39 kcal)
É um fruto amargo, por isso, não o coma cru. Tire a pele, retire as sementes do seu interior, corte-o em pedaços e coza-o.

Como comprar
Deve ser duro, pesado, estar intacto e amarelo. Os mais claros ficam maduros à temperatura ambiente.

Na cozinha
São usados em geleias, cremes e marmelada, mas também em soufflés e como guarnição para carnes e aves.

O que contém
Vitamina C, potássio e cobre. É um alimento com propriedades adstrigentes e ajuda a curar diarreiras e a eliminar os vómitos. Tem uma polpa cremosa e mole. O seu sabor faz lembrar uma mistura de tâmara e pêssego.

DIÓSPIRO (58 kcal)
Tem uma polpa cremosa e mole. O seu sabor faz lembrar uma mistura de tâmara e pêssego.

Como comprar
Deve estar maduro, se não deixa a língua áspera. Coma-o à temperatura ambiente ou com banana e maçã.

Na cozinha
A polpa misturada com sumo de limão serve para preparar purés para gelados e doces. Cortada pode ser usada em saladas ou para acompanhar pratos de arroz, aves e peixe. Experimente dióspiro com queijo e iogurte.

O que contém
Muita vitamina A e uma significativa quantidade de vitamina C, potássio e cobre. Tem um ligeiro efeito laxante e é um poderoso antioxidante que ajuda a travar o envelhecimento cutâneo.

FRUTA-DO-CONDE (75 kcal)
O seu interior é um pouco granuloso e o seu aroma faz lembrar uma mescla de pêra, morango, framboesa e canela.

Como comprar
Está madura se a pele cede à mínima pressão dos dedos.

Na cozinha
A sua polpa oxida e muda de cor, por isso, se não a vai comer logo depois de aberta, polvilhe-a com algumas gotas de limão. A cozedura muda o seu aroma e sabor, daí que não seja recomendado fazer doce ou compota com ela. Mas pode ser usada para batidos com leite de coco ou creme de laranja.

O que contém
Glicose, vitaminas C, B1 e B2, fósforo, potássio e ferro. É recomendada para neutralizar problemas digestivos e também a quem tem anemia.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir
Fonte:
Sapo Saude

1 comentário:

Mariana Belley disse...
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