quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Xaropes à base de plantas

Com acção peitoral
Procure produtos que contenham algumas das seguintes plantas:

1- Líquen branco ou líquen da Islândia (Cetraria islandica L.): contém uma grande quantidade de mucílagos, com propriedades emolientes (suavizantes). É expectorante, antitússico e exerce um efeito calmante da tosse.

2-Verbasco (Verbascum thapsus L.): como um bálsamo, esta planta é emoliente e expectorante, actuando sobre as vias respiratórias. Possui um alto teor de mucílagos (acção emoliente), saponinas e flavonoides e tem propriedades anti-inflamatórias, antitússicas e antiespasmódicas e antiasmáticas.

3-Tanchagem (Plantago major L.): possui propriedades emolientes, expectorantes, antitússicas e béquicas, devido aos mucílagos que contém. Fluidifica as secreções e facilita a sua eliminação, desinflama a mucosa brônquica e acalma a tosse.

4-Pinheiro (Pinus sylvestris L.): acalma a tosse e combate o catarro.

5-Tomilho (Thymus vulgaris L.): exerce uma acção antibacteriana e antiespasmódica de grande ajuda para as afecções respiratórias (reduz as secreções e modera os espasmos)

6-Eucalipto (Eucalyptus globulus Labill.): com propriedades anticatarrais e anti-inflamatórias, ajuda a combater o catarro.

7-Drósera (Drosera rotundifolia L.): tem propriedades espasmolíticas, antitússicas, antibacterianas e rubefacientes. É indicada em casos de tosse seca, gripes, constipações e bronquites.

8-Perpétua-das-areias (Helicrysum italicum): é uma planta com uma reconhecida acção antialérgica e antiinflamatória.

Fácil de tomar
Os xaropes peitorais à base de plantas são uma forma cómoda e deliciosa de tomar uma infusão concentrada de distintas plantas medicinais que ajudam a atenuar as afecções das vias respiratórias, tão habituais nesta época invernal.

Alguns contêm também outros ingredientes, como o mel, alcaçuz, sumo de limão ou figos macerados, que lhes proporcionam um delicioso sabor, além das propriedades benéficas. Tome-os directamente, com uma colher, ou prepare uma tisana, deitando uma ou duas colheres de xarope num copo de água quente ou fria.

Emolientes
Os xaropes peitorais naturais são ela-borados com plantas com acção emoliente, suavizante e calmante das mucosas inflamadas e da tosse. Além disso, ajudam a fluidificar as mucosidades e as secreções.

Anti-sépticos
Dependendo das plantas que incluem na sua composição, os xaropes podem ter uma acção anti-séptica, destruindo os microorganismos patogénicos que podem danificar as mucosas, e impedindo o seu desenvolvimento.

Anti-congestão
Evitam a congestão das vias respiratórias e impedem os espasmos.

Quando tomá-los
Em caso de tosse, constipação e congestão nasal.

Fonte: Sapo Saude


88217

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos