domingo, 30 de agosto de 2009

Sumo de beterraba aumenta a resistência física

Beber sumo de beterraba ajuda a aumentar a resistência física, permitindo que os atletas se exercitem durante mais 16% de tempo.
Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido. Os investigadores ainda não sabem ao certo como o nitrato do sumo de beterraba ajuda a aumentar a disposição física, mas suspeitam que a substância se transforma em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigénio consumida durante o exercício, e diminuindo, assim, o ritmo a que as pessoas chegam à exaustão.

O estudo envolveu oito homens entre os 19 e 38 anos de idade, que tomaram 500 ml de suco de beterraba orgânico todos os dias, por seis dias consecutivos, antes de completarem uma série de exercícios numa bicicleta ergométrica.

Noutra ocasião, eles ingeriram um placebo de sumo concentrado de groselha preta pelo mesmo período e tiveram de realizar a mesma rotina de exercícios.

Depois de beber o sumo de beterraba, o grupo conseguiu pedalar uma média de 11,25 minutos, 92 segundos a mais do que quando tomaram o placebo.

Isso representa uma redução de aproximadamente 2% no tempo levado para percorrer uma determinada distância. A ingestão do sumo de beterraba também fez com que o grupo apresentasse pressão arterial mais baixa durante o período de descanso.

Um dos investigadores envolvidos no estudo, Andy Jones, disse à BBC estar maravilhado com os resultados, "porque esses efeitos não podem ser alcançados por outros meios, incluindo treino".

"Tenho certeza que atletas profissionais e amadores vão ficar muito interessados nos resultados do estudo. Também gostaria de explorar a relevância dos resultados para pessoas que têm má forma física e poderiam usar a suplementação da dieta como uma maneira de ajudá-los no seu dia-a-dia."

Já o académico John Brewer, especialista em ciência do desporto na Universidade de Bedfordshire, considera que ainda é preciso aprofundar os estudos sobre a questão.

"As descobertas podem ser muito animadoras para os atletas, mas são necessários estudos mais amplos para que possamos saber os benefícios exactos e entender os mecanismos envolvidos."

2009-08-11
Fonte: Sapo.Saude

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos