segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pomares sem agrotóxicos

Um lugar especial, onde se produzem frutas orgânicas. O agrônomo Marc Ferrez Weinberg e a ecologista Nicole Doerrzapf plantam morangos, laranjas, bananas, goiabas e pêssegos – tudo orgânico. Mas, afinal, onde estão as frutas?

Quem olha uma lavoura orgânica tem dificuldade em separar o que é mato do que é plantação. Em um mesmo local estão escondidas algumas preciosidades como figo, banana e até um palmito trazido da Região Amazônica. Quem misturou tudo isso com flores e ervas tem mesmo um olhar diferente. E Marc enxerga longe.

"Parece bagunçado, mas não é. Tudo é pensado. O mato tem a função muito grande de recuperar a terra e manter o nível de matéria orgânica no solo. A terra fica bem úmida, e formiga não gosta disso", aponta o agrônomo.

Contra formigas, pragas e insetos, flores. Entre elas, a capuchinha. “O cheiro é picante, e os insetos não gostam. Por ser forte, o cheiro espanta as brocas das árvores”, explica Nicole.

De flor em flor, eles vão cultivando frutas mais saudáveis e sem usar nenhum tipo de veneno. E lá está a plantação de morangos. O casal afirma que o fruto pode ser ingerido sem medo.

"Você pode catar do pé e morder direto. Só com frutas orgânicas podemos fazer isso", ressalta Nicole.

"O morango convencional é uma das frutas mais envenenadas que existem", alerta Marc.

Na encosta da montanha, há pêssegos embrulhados para presente. “É um papelzinho especial que resiste à chuva. Parece saquinho de pipoca. Pegamos, colocamos em volta da frutinha, dobramos o saquinho e depois grampeamos. A idéia é evitar fisicamente que os insetos cheguem ao pêssego”, explica Nicole

"No pêssego orgânico não precisamos botar nenhum veneno de pós-colheita, que é o principal veneno que causa problemas para os consumidores", completa Marc.

O cheiro é doce. É de dar água na boca! As goiabeiras prometem uma safra e tanto. O grande desafio para os agricultores orgânicos é distribuir e vender as frutas na hora certa, respeitando o tempo da colheita. Tudo isso, sem uma gota de veneno. Marc e Nicole têm orgulho de tudo que produzem no sítio.

Com um pouco de açúcar orgânico, as frutas se transformam em goiabada, pessegada e morangada.

"Foi o jeito de ficarmos independentes do sistema de atacados e de grandes redes varejistas", conta Marc.

É em uma feira de produtos orgânicos no Rio de Janeiro que Marc e Nicole vendem as frutas. Desde 1995, eles têm o certificado da Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio).

"Eu sinto que isso aqui é um trabalho de verdade. Não são coisas teóricas. É uma coisa que diretamente vai ter um impacto para muitas pessoas, muitos animais, tem um impacto direto para nós. Vivemos juntos, trabalhamos juntos, é uma coisa muito boa. O que mais gosto de fazer é beijar meu marido orgânico", brinca Nicole.

Fonte: Globo Reporter
Nota: Ver video no site do globo reporter

2 comentários:

Anónimo disse...

ONDE POSSO COMPRAR SEUS PRODUTOS SEM AGROTOXICOS NO RIO DE JANEIRO ?

EMAIL: peck.pereira@yahoo.com.br

Natural Naturalmente disse...

Ola Anónimo, no Rio de Janeiro o mais indicado é falar com a Prof Ana Branco, ela com certeza tem informações mais detalhadas, pois eu estou em Lisboa - Portugal

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html
Bom 2010
Márcia

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos