quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As árvores da vida

Photocuisine/Corbis/Latinstock

ALCACHOFRA

Já ouviu falar em silimarina? Presente na flor de alcachofra, ela ajuda em disfunções do fígado e da bile, em problemas digestivos e na redução do colesterol. Também é ótimo antioxidante e faz bem até para os olhos. Vantagem extra: tem poucas calorias. "A maioria dos estudos foi feita com o extrato, que é vendido em cápsulas. In natura o efeito é menor", explica a nutricionista Barbara Sanches. A alcachofra em conserva, reduzida aos corações, tem os mesmos efeitos da fresca e é mais prática, embora menos bonita que a flor inteira. Pelo sabor delicado, a alcachofra é um bom acompanhamento para quase tudo o que se possa imaginar.

ACELGA
Tem efeito anticoagulante, anti-inflamatório, antialérgico e antioxidante. Parece bula de remédio, mas, refogada com shoyu, cria uma delícia oriental fácil e rápida de fazer. "É um alimento simples, barato, ao qual não se dá muito valor. O ideal é que seja consumido duas ou três vezes por semana", recomenda o nutrólogo Edson Credidio.
Stockphoto
Nota do leite da terra: aposte em consumir nas saladas e sumos

TALO E FOLHAS DE BETERRABA
Isso mesmo: a parte que todo mundo joga fora também é rica em ferro e ácido fólico – importantes na prevenção de doenças cardíacas – e fibras solúveis, que ajudam a diminuir o colesterol. Coma-os crus, picadinhos na salada, ou refogados, de preferência acompanhados de laranjada ou algum suco cítrico, para aumentar a absorção do ferro.

SEMENTE DE ABÓBORA
Aquela salgadinha, comprada em supermercado como aperitivo, é boa no combate a fungos, parasitas e bactérias, além de melhorar a circulação. O alto teor de magnésio foi ligado à queda do risco de morte prematura em homens. Recomenda-se o consumo diário de um punhado (fonte de 150 miligramas de magnésio), com casca e tudo. Já a cervejinha...

BANANA VERDE
Nanica, maçã ou prata, a condição é que seja verde. "Nem semiamarelinha vale", avisa a nutricionista Barbara Sanches. Pelos pré e pró-bióticos, faz maravilhas pelo sistema digestivo. O truque: cozinhe em panela de pressão :(, com casca; depois, descasque e bata no liquidificador. Assim neutralizada, pode ser misturada a sucos de frutas e à massa de pães e bolos. "Coloque o equivalente a uma banana para cada porção do prato. Não dá nem para sentir o gosto", garante Barbara.
Steve Mark Needham/Corbis/Latinstock


ROMÃ
Popular no Brasil apenas nas festas de passagem de ano (quando comer sete sementes e guardar os caroços na carteira é suposta garantia de prosperidade), essa fruta, além de ser rica em vitamina C, diminui a pressão arterial e melhora a circulação do sangue. O consumo de dois dedinhos de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão arterial máxima, ou sistólica, em até 20%. Por causa do passado mitológico como fruto da fecundidade, dizem que é bom para outras coisas também. Esse campo sempre é duvidoso, mas que tal ver se é funcional mesmo?

GELEIA REAL
Nada a ver com geleia – o creme tem gosto ácido e forte; deve ser congelado e consumido em raspas (também existe em cápsulas e pode ser misturada com mel). Obrigatória em lojas de produtos naturais, é o alimento que as abelhas fazem para sua rainha. Nos humanos, ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e antienvelhecimento e é boa para a regeneração celular. Recomenda-se meia colher de chá (de plástico, porque o aço oxida a geleia) de raspas ao dia, pura, em jejum, para se desfazer sob a língua.
Photocuisine/Corbis/Latinstock


COGUMELO SHIITAKE
O cogumelo previne contra diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial. Comporta vários cozimentos, em especial ao forno ou refogado, com alho e um fio de azeite. Delicioso em qualquer versão, é um curinga dos regimes. "Há indicações de que tem efeito antitumoral, mas os estudos ainda estão em andamento", explica Jocelem Salgado, professora de nutrição humana da Esalq e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Nota do leite da terra: Prove cru, em sopas, entradas e pratos principais :)

AVEIA
O componente ativo chamado betaglucana ajuda na redução do colesterol total e do LDL, o ruim. É uma mina de fibras. Para variar, experimente sobre frutas picadas ou no lugar da engordativa farofa, em cima do arroz e feijão. Quem não está em regime de redução de calorias pode caprichar: a dose recomendada é de quatro colheres de sopa de aveia integral, em pedaços grossos, por dia.

PIMENTA-MALAGUETA
No índice de ardência das pimentas criado em 1912 pelo químico William Scoville, a malagueta fica entre 50 000 e 100 000 pontos – muitíssimo mais suave que a recordista, a indiana naga jolokia (até 1 000 000), mas à frente da tabasco (30 000 a 50 000) e da jalapeño (2 500 a 8 000). Levanta qualquer prato. Consumida todo dia, de preferência in natura, tem alta ação vascular e bactericida.

CANELA
Em pau ou em pó, ela ajuda a controlar a glicose no sangue (e por isso é eficaz no tratamento de diabetes) e também o colesterol. Polvilhe uma colher de chá na banana, na maçã, no café ou faça um chá e tome toda noite. Na forma de balas e chicletes, atua muito pouco, porque a concentração do princípio ativo é ínfima

Fonte: recebido por email sem autor identificado.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos